Cantigas

segunda-feira, 7 de julho de 2008

Jardins, Jasmins, Beleza, Toda moça em todo rapaz

VOCÊ NUNCA ME PROMETEU UM JARDIM DE JASMINS.

Não! Você nunca prometeu um jardim de jasmins!
Fui eu que, pretensiosamente, acreditei poder cultivar,
Em um terreno acidentado, ora arenoso, ora argiloso
O perfume que jamais teria.
Costurava nas estrelas pensamentos de fé
Paisagens e tormentos
Enquanto que, somente estava
Sentado à janela do quarto dos fundos, a chorar.
Viagens de novembro, pão com geléia
Milho de pipoca nunca estoura duas vezes
Pizza de banana [cubana]
Fugas da mente, momentos.
Escrevia para amenizar, sorria para disfarçar
Trair foi uma alternativa [confissão], senão enlouquecia
Não! Você não me prometeu um jardim com jasmins!
Partir. Fora uma longa, e triste tarde.
O tempo parou naquele instante.
Não existiram despedidas apenas, um breve até logo.
[prólogo]
Em um pequeno vaso plantei
Uma muda de jasmim
Não faz parte de meus planos
Fazer um jardim
Apenas pretendo ter o perfume
Que um dia quis ter entorno de mim.

O nome do poeta autor destas letras é Erweuter Volkart, e habita nossa cidade, do São Salvador da Baía de Todos os Santos.

O poema me lembrou de meus jardins cultivados, acabados e por nascerem...

Me lembrou Márcia Short, que em nossas conversas incríveis sempre toca na nacessiadde de cuidar do jardim .

Me lembrou amigos e queridos como Marlon, Davi, Déia, Harlei, Lucas, Mayana, minha família, entre outros que me fazem fitar a felicidade, cada um de sua forma.

Me lembrou do amor...

Um beijo Short!
Um beijo a todos que cuidam e gostan de zelar pelos seus jardins, mesmo os que não haviam sido prometidos, mas brotaram...

Ave Gilberto Gil, que deixou que o amor morresse/nascesse como pão do grão de trigo!

Ave Volkart!


Carlos Barros

24 de junho de 2008.

Um comentário:

Anônimo disse...

Menino! que tombo este post!
amei! lembrei e uma letra q a bethânia gravou:

"as flores do jardim de nossa casa morreram todas de sauade de você..."

um beijo!

Fernanda Diogo

Total de visualizações de página