Cantigas

domingo, 20 de julho de 2008

Casa de Amigo


Simone e Zélia me seduziram!


Vejam aí!



Casa de Amigo, Espelhos de Almas


Alguém cantando longe e ao mesmo tempo tão perto de mim.


Duas vozes juntas e aproximando Brasis. Setentas e noventas e dias atuais falaram pelas mulheres ali presentes. O feminino - sem questão - a se colocar!


Zélia e Simone vieram.


Este encontro, celebrado desde o início pela minha sensibilidade, presenteou a sexta-feira baiana fria, meio chuvosa e que foi entregue à beleza pelo show Amigo é casa, das duas intérpretes.


De repertório, o show somente careceu de maior atenção por parte do público, em menor número, mas não menos disperso para algumas peças que atestavam o caráter sofisticado da empreitada.


Simone e Zélia são duas das representantes do feminino na música brasileira.

Uma, com a experiência de quem viveu períodos tão díspares da história da música deste país. Outra, que chegou para mostrar originalidade interpretativa e um gosto pela subversão estética encoberta/desvelada na escolha/composição de canções de uma inteligência tamanha que provoca gozos.


Precisamos sim de Itamar Assunção e Arnaldo Antunes na voz de Zélia.

Certamente, a alegria do pecado às vezes (muitas vezes!!!!!) toma conta de mim. E com Zélia chamando, não há como recusar.


Precisamos de Roberto, Erasmo, Chico Buarque, e todos os companheiros de estrada da baiana da gema, do sotaque, do corpo esculturalmente desenhado em vestes brancas, da cor da luz que sua presença emana no palco.

Simone trouxe notícias do mundo de lá, de onde ela habita. Lugar de X de questões, de G de pontos brilhantes de prazeres que ela conhece e nos oferece em forma de melodias. A sua transpiração chega a tocar nossa pele, sua voz ecoa dentro da alma, aliás, que ela canta há muito tempo.


Amaram, juntas, amores urgentes e convidaram para um almoço musical estupendo, sempre voltando com o menu de Chico Buarque.


Zélia, fluminense celebrando a Bahia e a baiana ao seu lado, nos aponta a grande intérprete pop e contemporânea que, felizmente, não se foi junto com a maior cantora das últimas décadas - Cássia Eller. Para os que acharem um exagero, me acompanha na medida a fala da própria Zélia, que abre a homenagem junto à Simone. O amor me pegou e elas precisam pegarem-se à criatura Cássia, que veio em forma de inspiração para a letra não menos inpirada de Caetano.


Simone nos beijou.

Zélia nos abraçou.

Ambas se uniram, e este dado não pode ser desconsiderado jamais.


A mulher ali naquela ótica dessas moças, meninas, jovens senhoras da música no Brasil, é livre, solta, lépida e eólica. A mulher brasileira ali naquele espetáculo abre as cortinas para dizer mais, e melhor, que qualquer bandeira hasteada nas passarelas urbanas enfeitadas com panos coloridos em dia de parada. A mulher ali se vê plena, em conformidade e transgressão.


Simone e Zélia me fizeram apaixonar.

Amigo, agora, é coisa pra se guardar em casa.

Como se diz na Bahia; "quem casa, quer casa".

Que este casamento musical possa sempre ser lembrado!


E, se Erasmo e Narinha já disseram há muito tempo, certamente, depois desta amostra,

dizer que a mulher é sexo frágil, vai ser mais que mentira absurda.


Vai ser burrice.

Carlos Barros, 20 de julho de 2008.



Grande beijo a todos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Até mais!


Carlos Barros.

10 comentários:

Marlon Marcos disse...

Muito bom! Nunca tinha lhe visto falar assim sobre a mulher, e mais sobre o feminino...Uma escrita apurada, informativa e bem poética. Bravo!

Anônimo disse...

Que texto mais lindo!

Parabéns pela suavidade das palavras!

Unknown disse...

Belíssimo texto. Você colocou em palavras o que é a essência desse encontro tão puro, tão belo e tão cantante.

Unknown disse...

Carlos,
Sou também uma aficionada por MPB e vi seu blog na comunidade da Simone e da Zélia, adorei o que você escreveu sobre elas.
Acho o encontro das duas sensacional, de uns tempos pra cá eu não escuto outra coisa além no cd "Amigo é coisa da casa", comprei meus ingressos ontem para vê-las na estréia aqui no Rio e estou numa felicidade absurda!
Espero me emocionar tanto quanto você!

Um abraço!

Unknown disse...

eu também escrevo...

www.bel.jacobina.zip.net

;D

Anônimo disse...

Não gostei do seu texto . fragmentado, com vários clichês, repetitivo. se tem coisa pouco ou nada FEMININO no palco é ZD e Simone e ainda mais invocando Cássia, RoRo e outras. Tenha dó. Vim aqui porque vi na comuna da simone . não faça muita publicidade porque o seu texto não vale nada!!!

Unknown disse...

Suave e candente, o canto dessas duas sereias que alinhavam fases nobres de nossa MPB. Que elas sempre possam nos presentear com a doçura e a contumácia de suas vozes que arrebentam de tanta luz nossos ouvidos e corações.
Ave Simone e Zélia Dincan.

Anônimo disse...

O feminino é uma CONDIÇÃO DA ALMA HUMANA. É UMA QUESTÃO DE SER E ESTAR NA VIDANUM FORMATO QUE INDICA ABRIGO E TAMBÉM, PAIXÃO! oS COVARDES ADORAM SE OMITIR, SÃO QUE NOS ALIMENTAM DE MEDIOCRIDADE. FEMININO NÃO TEM A VER COM SEXUALIDADE, NEM COM HOMEM E NEM COM MULHER. É ALGO QUE TRANSCENDE A SI MESMO SEWNDO DIFERENTE DO MASCULINO QUE SEGUE A MESMA LÓGICA. E CÁSSIA, ANGELA, SIMONE E ZÉLIA SÃO GRANDIOSAS FÊMEAS QUE NOS ILUMINAM E DIMUNUEM NOSSAS TENSÕES. EU DISSE TENSÃO...POIS, AS QUATROS SÃO PURO TESÃO!!! SEU TEXTO, ALÉM DE LINDO, É PROVOCATIVO.

Edson F. disse...

Eu penso que esse encontro já estava marcado. Ambas já intuiam isso.
Um casamento de verdade, onde os papéis estão claramente definidos -música, letra, poesia e tudo o mais.
Parabéns!

Walry disse...

Esse seu criativo texto também deve ter apaixonado a própria Simone, que naquela época retornou à sua terra natal, em parceria com ZD, trazendo o samba "Ralador" do Recôncavo, de Roque Ferreira, mas que agora traz "NA VEIA" arranjos de samba-reggae, em 2 canções, numa desprentenciosa homenagem ao Neguinho do Samba, com quem já gravou antes.

Total de visualizações de página