Cantigas

domingo, 6 de janeiro de 2013

Eu não acredito em Deus



Um tanto quanto entediado destas "veleidades" intelectuais que se espraiam neste período de final/virada de ano, sobretudo com o tema Fé. Penso que é preciso entender o que é muito mais simples do que parece. 

Vários rituais cristãos, do Candomblé, do Judaísmo, etc foram frutos do que chamamos de hibridismo cultural, ou sincretismo (como prefiram). Me parece ingênuo - para ser delicado - o ataque que vejo surgir às pessoas por causa de sua fé. Os ateus convictos não se importam com a existência das crenças. A bem da verdade, a partícula a, nos sentido de negação, já pressupõe a abstenção no debate sobre o tema, pois o limite entre o agnosticismo (que em tradução mais literal significa "não conhecer") e o ateísmo é muito tênue. 

Os agnósticos me parecem mais coerentes com o mistério, haja vista que a própria reconstrução das origens da humanidade permanece - para a ciência histórica - da qual faço parte academicamente - na incógnita do que se chama Elo Perdido. Não sabemos ao certo qual espécie biológica originou o ramo sapiens... Não sabemos que fagulha, que chama, ou que gota em fato originou a evolução da coluna dorsal; o que realmente nos tornou seres do filo cordata e nos colocou na placenta em barrigas femininas do gênero primata

Mistério é, mesmo que esteja para ser desvendado - até onde se permite ir pela natureza ontológica própria do que é misterioso no caminhar da vida neste planeta. 

Enfim (e é o mais importante), todos possuem o direito de existir em suas verdades, sem ser consideradas "burras", como sugerem algumas laudas produzidas por pessoas sérias e algumas nem tanto... Esta agressividade não me parece saudável. 

Chega de raiva encapsulada como se fosse irreverência, sagacidade, "élan"  e inteligência estética/filosófica/acadêmica. 

Afinal, "quem é ateu e viu milagres como eu sabe que os deuses sem Deus não cessam de brotar..." como diz um dos meus referenciais, o senhor Caetano Veloso - um ateu declarado e fiel evidente. 

Eu, que não sou ateu, não acredito em Deus. 
Sei que esta realidade em forma de Ente é. 
E isto basta... mesmo para os ateus.

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página