Cantigas

domingo, 16 de junho de 2013

Capa de revista


Por vezes a imprensa me faz pensar...
Por vezes...
Vandalismo, violência, verdade, veleidades...
Tudo junto e misturado, como é e tem sido.

Eric Hobsbawn escreveu derradeiramente o livro Tempos Fraturados sobre o século XX.
Eu não escrevi livros... e sobre a imprensa, palavras menos rebuscadas são suficientes.

O jornalismo é uma das atividades mais necessárias no mundo contemporâneo. Desde Gutemberg, passando pela teoria basilar de Mc Luhan, os jornalistas são aqueles que - apoiados na realidade dita empírica - registram em cronismos bem menos literários os fatos relevantes" para a vida social.

A vida em coletividade atualmente é pautada (termo caríssimo ao jornalismo, diga-se de passagem) pela existência de campos de atuação. Seja em Bourdieu, Elias ou os adeptos sociológicos de todo tempo, a atividade de registro do real se coloca hoje a partir da observação atenta ao que ocorre em campos diversos. 
FHC no campo da política, a Mulher Melancia, no campo das celebridades, Dráuzio Varela no campo da medicina e assim por diante...
O jornalismo capta os agentes e as ações nos campos e, assim, pode realizar o seu trabalho.
O jornalista é um ser antenado, que capta aspectos diversos da realidade, capta o mundo através de óticas privilegiadas pelas determinações de poder inerentes também aos campos.
O jornalismo ratifica e faz afirmar os campos...
                                            ...
Sou um artista (pouco mais de quinze anos cantando, dirigindo e produzindo meus espetáculos e discos a partir da cidade da Ba(h)ia).
Sou um intelectual (pouco mais de quinze anos em aulas, palestras e afins).
Vivo em Salvador, nasci em Salvador e atuo em Salvador.
Currículos à parte, em 2009 lancei meu primeiro CD, ouvido no Brasil e em algumas partes do mundo através das mídias internéticas e/ou através das viagens realizadas e encontros com plateias diversas.
Realizei e continuo realizando espetáculos na cidade e fora dela ao longo destes mais de quinze anos.
Estou em processo de gravação de meu segundo disco.
Cantar é o meu ofício maior. Junto ao canto, educo e isto me alimenta.
                                                 ...
Moro em Salvador.
Sensação de constante canção do exílio.
Minha alma canta... 
Vejo o Rio(s) de Janeiro e o sonho idílico cada vez mais permitido pela "exi(a)lação" da alma na arte nesta urbe encapada...
Um vândalo a reclamar "apenas por vinte centavos"
Viva Caramuru e a eterna Paraguaçu...
                                                          ...

O jornalismo ratifica e faz afirmar os campos...
Je ne suis pas en Salvador...
E eu canto (sempre) pra subir!

  

Nenhum comentário:

Total de visualizações de página