Cantigas

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

O som e o sol


O sol briha embaixo da costa que há nas palhas.

O que tenho de melhor está por dentro, parafraseando a poesia de J. Velloso.
Omolu é o brilho que emana por debaixo das vestes afro-baianas a rodarem no ar; ventos de agosto que chegam a setembro.

A voz mais bonita e encantadora vem de Omolu. Sua luz expressa e reflete-se em doçuras de Oxum e nas garras corporais de Oyá-Iansã.
Tudo isso está em 64 anos de vida e caminhos: Gal Costa existe.
Que eu posso escrever mais sobre esta moça depois de tanto tempo de minha absoluta devoção a seu canto?


Brilho de Orfeu que está inscrito na minha história, Gal está em mim como eu próprio estou na minha voz.

Gal Costa é a tradução do sol de Omolu trazido à terra em tempos que tivemos a sorte de habitar.

Se nosso tempo é quando, estamos aqui enquanto há o canto de Gal, sendo tempo e absorvendo dele a luz do Senhor da Terra.

Sim, Gal é filha de Omolu.

Nós todos retornaremos um dia ao solo do qual ele é Rei.

Quando neste tempo, isto ocorrer, quem sabe estaremos mais perto da compreensão, do afeto e da plenitude de sua - artística e espiritual - obra.

Gal, estamos aí!

3 comentários:

Unknown disse...

Amei a referência à minha musa, à nossa musa.Esta que completa 64 anos de vida, dona de um canto mavioso... Aquela que me descobriu, mesmo sem, ao menos, termos nos cruzado. A ela devo o canto que sai de mim em encontro às pessoas. Devo, não que possua o mesmo timbre ou a mesma interpretação (jamais!), mas por ter me descoberto cantora por via de sua música...

Anônimo disse...

As coisas daqui se misturam e entralaçam-se de forma natural com as qualquer lugar, as vozes, cores e o tempo esquece até de passar, mas passa e o que temos com isso? Resultados fascinantes, viva as vozes desta terra. Bela homenagem.

Cezzar Sobrinho.

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

Total de visualizações de página