Cantigas

terça-feira, 1 de setembro de 2009

Desejo Bigorna


Vou no meu compasso num desejo martelo, vontade Ogum bigorna do Brasil!


Lenine chegou, falou e disse; como dizem os baianos!


A música de Lenine é a apropriação mais que débita e creditada de muito do que nos caracteriza enquanto alma da América.

Somos a negritude do balanço harmônico-percussivo; a poética dos morros e favelas cariocas-baianas-paulistas; o sertão encontrado com o mar do Recife, numa chegança de melodias à la Benjor-Gil-Bosco.


Lenine é um Brasil que me interessa, pois é vitorioso.

A vitória de Lenine reside no sotaque, na cor da pele azeitada pelos pêlos dourados ao sol e pretos na vida.

A vitória de Lenine é a flor labiata que cheira e exala odores de uma nacionalidade repartida e reencontrada nas faixas de seus discos e na sofisticação quase soberba e belamente concisa de seus shows.


Lenine não é o meu pai, posto que irmão!

Lenine é também filiado ao que mais me imanta de brasilidade: Gil engendra em Lenine/Carlos o suingue maior de um brasileiro universal:

Lenine e eu?


Me coloco afim, afinado e pertinente: minha poesia sai, flui como que da pele, pelos poros da canção do pernambucolismo deste rapaz!

Salve Oswaldo! Oswald novo e liberto dos verde-amarelos de outrora. Modernismo contemporâneo de 2222.

Meu tempo é onde!

Adoro Lenine in cité; Ramiros em percussões mágicas de Brasil e Argentina na França que balança o "berço" da civilização.

Lenine inventa uma outra civilização inventada:
Brown do norte,
Spike do Sul!

Os discos de Lenine são projeções do dia em que fizemos contato. As etnias caduquíssimas a buscarem sua natureza pura perdida e nunca mais passível de re-encontro...

A dondoca vai mandar cassar o samba do caboclo!
Madame não gosta de samba!

João Gilberto nas dissonâncias funkeadas em acordes de nos acordarem para o sol: atirador certeiro de flechas em mira!


Meu poema é menor que sua letra, mas minha letra traz poema de sua vertente.

E ja que sou brasileiro em meu universo onírico e sem opção,


reclamo que revolução se faz com liderança:


Ave Lenine!



2 comentários:

Carlos Éldani Davissara disse...

Rapaz, nós trocamos alguns comentários em nossos blogs há um tempo e teu último comentário eu nem havia visto, peço desculpas.
Comentaste sobre meu texto "O Malandro e a Princesa". Te agradeço pelo apoio e, como você solicitou, se ainda lhe for útil, podes utilizar o texto em teu show, sim. Eu ficaria muito honrado de ver meu conto conhecendo outros ares pelo Brasil afora.
E, antes que eu me esqueça, parabéns pelos bons textos em teu blog. Escreves com uma fluidez e intimidade muito agradáveis. Sucesso!

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

Total de visualizações de página