Cantigas

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Carlos Barros e Banda do Céu no Tom do Sabor

Carlos Barros solta sua voz marcante no
Tom do Sabor
A música baiana, como a brasileira, é marcada por belas vozes femininas, e só de vez em quando é que surgem cantos masculinos com a qualidade e a originalidade de Carlos Barros, jovem cantor nascido em Salvador, herdeiro da tradição musical dos Doces Bárbaros, que se abre para o nosso mercado musical, em fase de pré-lançamento do CD Cantiga vem do céu, usando como veículo o palco nobre do Tom do Sabor.

Numa curta temporada, entre os dias 03 e 17 de junho de 2009, no Tom do Sabor, às 22h., inicia-se o pré-lançamento do CD Cantiga vem do céu, que no show homônimo de Carlos Barros, apresentará as canções deste seu trabalho inaugural, com previsão de saída para outubro deste ano, selando a chegada de um artista que tem muito a dizer à nossa produção musical de qualidade.

Carlos Barros, 32 anos, historiador e sociólogo pela UFBA, pesquisador musical que defendeu uma dissertação de mestrado, em 2005, sobre os Doces Bárbaros, possui uma força interpretativa marcante e reatualiza a musicalidade de nomes como Gal Costa (sua musa maior), Caetano Veloso, Chico César, Zeca Baleiro, Marisa Monte, Arnaldo Antunes, Maria Rita; além se espelhar e conhecer como poucos, a obra sem par de Gilberto Gil, compositor - inspiração de Barros que, cenicamente, alude também em suas influências a cantora Maria Bethânia.
Cantiga vem do céu é um show inspirado; além de desfiar as 13 canções que compõem o CD, traz outras cantigas que se coadunam à temática central deste trabalho. O título vem da canção Coraçãozinho, de Caetano Veloso, lançada na trilha sonora do filme Tieta, de Cacá Diegues.
Carlos Barros acompanha-se da Banda do Céu, composta por Pedro Ivo Araújo, violão e guitarra; por Marcus Lima, na bateria; por Alex Medrado, no baixo; e João Carlos, nos teclados; o cenário foi composto por Márcia Barros; a direção artística é do próprio Carlos Barros, que recebeu o auxílio criativo de toda banda.
A atmosfera criada para este show é assim definida pelo artista: “O repertório parte de uma apreciação da música brasileira sob a ótica das nuances do céu, e passeia por canções inéditas de compositores na nova safra da Bahia e clássicos da MPB e do POP, costurando uma trajetória da música do Brasil, notadamente passando pela Bahia e pelo Rio de Janeiro. O roteiro do espetáculo conduz-se a partir dos conceitos de beleza, do cantar, do palco e dos Brasis; no mundo, nas regionalidades e nas urbanidades.”

Este dois shows resultam de uma preparação artística que há dois anos vem sendo engendrada pelo cantor e pesquisador, que nos seus 12 anos de estrada, sente-se agora amadurecido para lançar um CD e vai mostrar isto em suas apresentações no Tom do Sabor.

SERVIÇO:
Show: Cantiga vem do Céu
Artista: Carlos Barros e Banda do Céu
Onde: Tom do Sabor
Endereço: Rua João Gomes, 284, Rio Vermelho ( tel.: 71 3334 3039)
Dias: 03 e 17 de junho de 2009, às 22 horas.
Couvert: R$15,00.

Maiores informações:
Assessoria de Comunicação: Marlon Marcos – (71) 8107 4693//8749 5595
Artista: Carlos Barros: 71 8830 4504
Tom do Sabor: 71 3334 5677


Nenhum comentário:

Total de visualizações de página