Cantigas

quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Carlos Barros, Marilda Santanna e a Beleza em continuidade.


Conheci Marilda Santanna na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA, em 2002. Eu me preparava para o Mestrado. Ela já cursava o Doutorado.

Cheguei perto dela no pátio Raul Seixas, meio receoso de não ser bem recebido - nós artistas temos sempre a fama de sermos pedantes e mal-educados -, mas Marilda, fazendo um lanche frugal, me recebeu bem.


O trabalho com o professor Milton Moura nos unia e a música foi fio condutor de nossas conversas a partir dali.
Marilda e eu somos vinho seco e água mineral. Gostamos de coisas bem diversas.
Ela é natural.

Eu sou fábrica de refrigerante.
Ela é baiana de praia mansa.
Eu sou cariano (carioca+baiano) de nadar nas águas do Porto. Marilda é lapidar diamante.
Eu, pedra brilhante encontrada como gema na floresta de Caetano.
Marilda é essencialmente (mas não só) Bossa-nova.
Carlos Barros é Tropic(al)ia Total.

Assim eu nos vejo. Em rios diferentes, paralelos, mas cujas águas da Ciência e da Arte acabam por unir.
Dizem que o grego Artigas falou em nome da Arte: quando a ciência cala, a arte fala!

Que bom, pois assim, falamos em duas línguas que entendemos.

Eu estudei os Doces Bárbaros.
Marilda estudou (profundamente) o canto das sereias, rainhas e telúricas do Axé.


Ah! Que Tese-maravilha-de-leitura. Daniela, Margareth e Ivete deviam fazer bustos e cantar loas para a Cantora-Doutora pelo trabalho.


Enfim, dia 25 de setembro, Carlos Barros e Marilda Santanna sobem ao palco juntos.
Marilda em show no Tom do Sabor, recebe Carlos Barros para compartilhar momentos de prazer, em homenagem à Bossa Nova.
Para mim, será como encarnar Gilberto Gil cantando com Tom Jobim, ou será Maria Bethânia cantando com João Gilberto? Ainda apostaria em Carlinhos Brown no palco com Carlos Lira...

De toda sorte ( e que Deus, Oxóssi, Oyá e Oxum me dêem toda do mundo), Carlos Barros foi convidado por Marilda Santanna para subir ao palco.
Fui chamado para o Olimpo baiano pela porta da frente.
E como bom arauto dos meus, estarei lá.


Em 1983, Caetano disse, de Montreaux:
Bethânia, I can see you from here!


Eu digo, de Salvador para minha amiga-cantora-diva:

Marilda, I'll be with you now!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

3 comentários:

Anônimo disse...

Amigo, estou aqui lendo todo o conteúdo do Blog e pude perceber que preciso respirar a cada post!

Márcia Short, Marilda Santana, Buarque, Bethânia, Caetano, Gil, Gal e um poema de Erweuter Volkart... que me tomou em pensamento e reflexão sobre jardins e afins... e nessa leitura dinâmica, eu parei! pois este blog merece um vinho, música de Bethãnia para "degustar" emocionantes palavras e textos...

Um beijo! e até logo mais à noite! rsrs

Fernanda Diogo

Denise Borges disse...

Carlos, intenso, verdadeiro, pura emoção...acompanho seu blog como um ritual...que os deuses do olimpo derrame respeito, cuidado e carinho sobre vc...

Paz....
Bjs!!!

Denise

Denise Borges disse...

Oi Carlos é um prazer trocar idéias c/vc é só combinar q eu apareço tá...
Bjs!!!

Denise

Total de visualizações de página