Cantigas

sábado, 24 de outubro de 2009

João, Gil, Maria



João Gilberto se encontrou com Maria Rita.
Não, não houve este show, ainda, mas entre ela e João, esteve Gil, em apresentação imperdível nas telas do DVD, que chega em breve às lojas.



O mestre baiano convocou e o que poderia ter sido uma lembrança pálida e desbotada de Elis, virou uma nova roupa, capa, moldura (de ouro puro) para a canção Amor até o fim (Gilberto Gil), eternizada pela gaúcha maior do Brasil. Ao lado de Bem, seu filho, Gilberto aliou-se à Maria no ritmo da beleza.


O convite foi do baiano e a paulistinha de personalidade altiva aceitou e levou tanta doçura e encanto que não deixou perceber que era filha de uma mãe tão poderosa e referencial. 


Maria Rita desenhou sua marca, reverenciou, foi reverenciada e - banquinho e violão - como nos ensinamentos do juazeirense- fez do jazzístico samba de Gil, uma autêntica aula de bossa nova revisitada. Tudo ao som de graves de timbre "sacrificado" em nome da afinação, como nos disciplina o próprio João.

Eescrevi em texto mais antigo que Maria Rita trazia uma influência marcante das aulas de João (mesmo que não conscientemente) e não estava errado. Esta gravação traz o tom, sabor, cheiro da suavidade, coloquialidade e ar de brisa do canto de João.

Gil nos presenteou com a canção.
Elis fez dela uma de seus hinos (o dueto da pimentinha com Gal Costa também não é de deixar de lado).
Maria Rita reinventou ao lado do mestre (que não à tôa chamo de Pai).

Amor até o fim. Deste modo não tem fim possível para a preciosidade.
Vai, Maria!

Daqui, te vejo e cobiço! 

Um comentário:

Anônimo disse...

parabens pelo blog...
Na musica country VIRGINIA DE MAURO a LULLY de BETO CARRERO vem fazendo o maior sucesso com seu CD MUNDO ENCANTADO em homenagem ao Parque Temático em PENHA/SC. Asssistam no YOUTUBE sessão TRAPINHASTUBE, musicas como: CAVALEIRO DA VITÓRIA, MEU PADRINHO BETO CARRERO, ENTRE OUTRAS...
é o sonho eterno de BETO CARRERO e a mão de DEUS.

Total de visualizações de página